quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Trail Run Socorro e Archeira - 17 de Janeiro de 2016

Uma semana depois do Trail Vicentino voltei a um novo trail, desta vez em Turcifal perto de Torres Vedras. A partida foi dada no Hotel .... A prova previa 29km com 1700mD+. O mesmo desnível da prova de Portalegre mas om menos 12km. Sabia que à partida seria uma prova com muitas e prolongadas subidas. A fasquia estava elevada devido à excelente organização de Portalegre. Depois do fácil estacionamento e levantamento do dorsal  dirigi-me para a zona da partida, num green de um campo de golf. Reencontrei o João Campos com quem estive alguns minutos à espera no "curral" da partida. A partida foi dada com algum tempo de atraso devido ao briefing. Os primeiros 1.6km foram dentro das estradas de alcatrão do campo de golf. Entrámos de seguida numa ribeira onde molhámos as pernas até ao joelho.

Não foi muito agradável porque ainda não estávamos bem quentes e fiquei com as sapatilhas cheias de detritos (areia e pedras). Acho que é o único defeito que as La Sportiva Ultra Raptor têm. Após sairmos da ribeira entrámos finalmente nos trilhos e foi a primeira das grandes subidas que a prova teve. Felizmente era um estradão com cerca de 2km a subir. A inclinação desta subida, por vezes ultrapassou os 30%! A descida foi igualmente dificil visto que o trilho seguia por umas pedras soltas, fui com especial cuidado para não cair. A descida continuou perigosa com um declive bastante acentuado. Ao 5km surge uma nova e brutal subida, desta vez estávamos a "atacar" a encosta do cerro que tinhamos escaldado anteriomente. A subida desta vez foram 1.5km muito dificeis de ultrapassar devido à inclinação. Novo troço com pedras aparece para complicar o andamento. Mais uma vez fui com especial cuidado para não cair, mas para complicar iamos a partilhar os trilhos com o pessoal da caminhada e do trail curto. Após algumas centenas de metros, cerca do 7km.

No abastecimento estava pessoal de todas as provas, tive algumas dificuldades em abastecer, pareciam abutres de volta da comida! Após o abastecimento o percurso da prova seguia por um estradão com curvas e contra curvas mas sempre a subir! Atingimos o Santuário Nossa Senhora do Socorro situado quase a 400m a cima do nível do mar. A paisagem era espectacular! Dava inclusivé para ver a serra de Sintra e o Palácio da Pena ao longe. A descida depois do Santuário era bastante prolongada e íngreme com uma extensão de quase 2km. No final desta descida passámos por um viaduto por baixo da A8. Entrámos numa zona de single tracks numa zona florestal com as subidas a voltarem em força, uma primeira com a extensão de 1 km e uma segunda muito violenta com a inclinação em determinados momentos a ser de mais de 30%! Por incrivel que pareça ultrapassei imensos atletas nestas duas subidas.   Ao atingir o primeiro topo tinhamos como prémio dois moinhos e uma paisagem deslumbrante sobre a serra do Socorro e Archeira. Como anteriormente, ao atingirmos um ponto elevado a descida seguinte foi incrivelmente inclinada e prolongada. Ao 12.5km entrámos na primeira aldeia onde fizemos alguns troços do percurso em alcatrão. Após a aldeia voltámos a entrar num curto ciclo de subidas e descidas. As subidas voltaram, bastante ingremes e as descidas em single tracks algo perigosas devido a alguma lama que exisitia no terreno. Ao 15km uma nova subida por um estradão que foi dar a uma nova aldeia, após 700m o segundo abastecimento. Aqui perdi alguns minutos para beber água, coca cola, comer batatas fritas e alguns frutos secos. A subida que seguiu foi a mais dura de todas (pelo menos para mim) que tivemos de enfrentar durante a prova. Houve partes em que a inclinação superou os 40%! Neste troço estavam uns motards a treinar a subida e depois ainda dizem que nós que corremos é que somos loucos... No topo atingimos o forte de Archeira e a paisagem valeu muito a pena, com perspectivas de 360º sobre as serras do Socorro e Acheira. Neste topo dava-se a separação dos percursos do trail curto do longo. A descida foi muito técnica e ingreme, qualquer passo em falso e iamos à cambalhota até lá a baixo.  Para complicar ainda mais a organização decidiu colocar o percurso por dentro de um ribeiro, este troço foi de dificuldade extrema devido às rochas, pedras, areia e água. Foram 500m de atenção extrema para não haver percalços. Mas no final fui recompensado com uma sessão de fotos muito engraçadas!

Mais à frente deu-se um pequeno percalço, torci o pé direito, colocando-o num buraco que estava tapado com ervas. Fiquei a contorçer-me de dores mas apertei bem a sapatilha e fui a trote durante algum tempo. Felizmente o percurso era a subir, pude constatar que o pé não estava assim tão mal tratado e que podia continuar a prova. Continuei por estradões durante os kms seguintes com uma ou outra descida fácil.   À distância da meia maratona entrámos na aldeia de Figueiredo, atravessando a aldeia por estradas de alcatrão e algumas escadas. O terceiro e último abastecimento situava-se no Centro Interpratativo da Serra do Socorro e Archeira. Repeti o comportamento anterior no que diz respeito à alimentação e hidratação. O percurso voltou a subir, desta vez em direcção a umas ventoinhas eólicas situadas num ponto elevado. A descida que se segui às ventoinhas foi complicada por ser em single track muito estreito, com alguma lama e com uma inclinação considerável. Só parámos de descer quando chegámos muito perto da A8, seguimos paralelamente à A8 em quase 1 km, passando depois por um viaduto por baixo da mesma. Daí até ao final, fui rolando porque já estávamos muito perto da meta que seria novamente no campo de golfe. A prova teve apenas 27km e um D+1300m. Cheguei à meta com um tempo final e oficial de 3h35m46s. Terminei classificado em 39º em 131 atletas que terminaram a prova. Gostei bastante da prova. O percurso era desafiante, bonito e bem marcado. Os abastecimentos eram bons e os habituais numa prova de trail.