quarta-feira, 22 de abril de 2015

VII Meia Maratona na Areia - 19 de Abril de 2015

A minha preparação para esta prova  foi a possível: treinos em estradões, aproveitando a inclinação dos rasgos dos tractores para simular a possível inclinação da areia da praia. Falei com o Paulo Pires, atleta que dispensa qualquer tipo de apresentações, que me deu várias dicas, que me seriam muito úteis durante a prova.  Depois de um rápido levantamento do dorsal fui para a areia aquecer um pouco e tentar adaptar-me ao piso. Incrivelmente notei o piso muito compacto, fiquei muito surpreendido e pensei que a prova poderia correr melhor do que tinha inicialmente pensado. Desloquei-me para o garrafão da partida e coloquei-me a meio do pelotão. 




O 1km foi feito em 4m37s foi um pouco difícil porque a areia não estava muito compacta depois de ter sido muito pisada pelos atletas no aquecimento e as várias ultrapassagens que tive que fazer. Nos kms seguintes o ritmo estabilizou por volta dos 4m30s. Espontaneamente juntei-me a um atleta dos Run 4 Fun, o Fernando Rosete, esta parceria manteve-se até 7/8km, quando ele me disse para seguir já que ele tinha estado numa Maratona no fim de semana anterior e começou a acusar o esforço. Foi uma parceria muito interessante porque conseguimos manter um ritmo alto, ultrapassando vários atletas e fomos à vez puxando um pelo outro. 


Entretanto ao 5km tínhamos passado o abastecimento líquido onde aproveitei para me refrescar e hidratar. Até ao abastecimento do 10km consegui aumentar o ritmo para valores de 4m27s. O retorno foi feito ao 10.5km, neste período deixei de ver praticamente  atletas, apenas via à minha frente a segunda classificada, a Chantal Xhervelle. Consegui aproximar-me finalmente dela depois de reduzir uma distância de cerca de 400m.  Finalmente consegui chegar perto dela, pensei que ela fosse aproveitar a boleia, mas ela foi gerindo a prova até ao fim, controlando o seu 2º lugar. Foi incrível ver o apoio e a popularidade que a Chantal tem, já que muita gente foi dando o seu apoio e gritando o seu nome. Continuei mais ou menos com o ritmo que trazia, durante mais 1 ou 2km mas comecei a sentir um pouco de calor, cansaço e o piso começou a ficar mais solto. Até ao abastecimento do 15km perdi um pouco do bom ritmo que trazia para valores um pouco acima dos 4m30s. No abastecimento parei, inclusivamente para puder beber um copo de bebida isotónica e água, para além disso havia bananas, laranjas e frutos secos.  Por volta do 17km, motivado por ver 2 ou 3 atletas a curta distância, consegui forçar o ritmo, aproximando-me e conseguindo mesmo ultrapassá-los. 





Mais à frente no 19km acabei por pagar um pouco a factura do esforço, já que comecei a quebrar o ritmo para valores acima do 4m40s. Sem ninguém no horizonte próximo e com o piso a piorar, ficando cada vez mais mole fui aguentando o ritmo. Ao longe comecei a ver o pórtico da chegada e fiquei um pouco mais motivado conseguindo forçar novamente o ritmo fazendo o último km em 4m37s. Os últimos metros antes da meta foram muito difíceis já que a areia era muito mole, afundando os pés, dificultando a corrida. 






Na zona da meta havia água, bebida isotónica, Guaraná, bananas, laranjas, frutos secos e numa zona um pouco mais afastada cervejas! Bebi duas cervejas, uma branca e uma preta e souberam mesmo bem! Como estavam poucas pessoas na fila para as massagens aproveitei para fazer uma excelente massagem . Terminei com um tempo  de chip 1h36m06s, classificando-me em 40º em 198 atletas que terminaram a prova. No meu escalão de SenM terminei em 13º em 45 atletas que chegaram à linha de meta. Para mim foi uma prova que me correu muito melhor do que pensava, o piso estava compacto, o pouco vento que se fez sentir estava de frente depois do retorno e estava um dia com uma temperatura relativamente amena.

4 comentários:

  1. Parabéns por esta Meia que será bem complicada pelo piso

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. 1:36 na Areia! Ótimo resultado!

    Participei o ano passado na vertente 10 km e sei que a areia às vezes não é fácil.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho muito curiosidade nesta prova.. Ainda estou a ponderar fazer a ultra maratona atlantica. 1h36 é excelente!

    ResponderEliminar
  4. Excelente prova... Parabéns mais uma vez...

    ResponderEliminar