terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Trilhos Serra de Sintra - 05 de Janeiro de 2014

Mais uma vez cheguei atrasado. Tinha combinado com o Rui Soeiro para irmos juntos, ele conhecia uma parte do percurso, a parte inicial que era coincidente com a Corrida do Monge e eu levava o track no meu relógio. Para variar comecei mal, levei um frontal que não funcionava. Felizmente fui sempre com o Rui e ele levava frontal. Os primeiros 5km foram sempre a subir e a bem subir! Não sei se foi por termos subido bastante mas ao 5km perdemo-nos e tivemos que voltar para trás, vá lá que o Rui levava o percurso num mapa completo no telemóvel. Foi o primeiro de vários enganos, ocorreram maioriatariamente durante a noite. Com os enganos todos foi-se formando um grupo que iria quase até ao final. Passámos novamente pelo trilho das pontes, mas desta vez de noite, posso apenas afirmar que a experiência é diferente, gostei de atravessá-lo mais durante o dia. Mais à frente "atacámos" uma das subidas mais exigente que tive que efectuar. Ficam as fotos só para terem a noção da inclinação.

Quase a chegar ao topo aproveitei para tirar umas fotos à paisagem.

Demorámos praticamente meia hora só para chegar ao final da subida! Houve algumas parte menos ingremes mas foram quase 2km a subir!

Depois fomos até à Pedra Amarela tentar ver a fantástica vista, mas como o tempo estava embrulhado não foi possível ver nada.

O percurso seguia depois por uma longa descida, a qual já a conhecia e aproveitei para acelerar e fazer um pequeno video.

Depois dessa longa descida, voltámos a enganar-nos no percurso mais umas quantas vezes. Entretanto despedimo-nos de pessoal que ia fazer o percurso dos 13km que voltaria para o carro. Mais à frente como estávamos no caminho errado decidimos fazer corta-mato para voltarmos ao percurso correcto. Como diz o Rui no seu blogue "desnível entre os caminhos era acentuado e mesmo antes da estrada existia uma barreira com uns 2 metros que tivemos de ultrapassar. Uns 200m mais à frente o caminho que seguíamos e o correcto convergiam..." Continuámos a descer por percursos muito curiosos, como um túnel que passámos por dentro.

No final do túnel um pequeno passadiço para voltarmos a sair do barranco, onde estávamos.

Continuámos e o terreno melhor ligeiramente e aproveitei para voltar a tirar umas fotos.

Quase a chegar ao Guincho metemo-nos em mais uma aventura, o Rui no seu blogue explica muito bem o que se passou:

"...só que desta vez os caminhos eram mesmo paralelos apenas separados por uma rede de aço para aí com 1,5m. Opções: a)Voltar para trás; b)Continuar no caminho "errado" e esperar que convergissem; c) Saltar a rede. Por esta altura já devem de estar a ver o espírito do grupo e por isso, sem surpresa, optámos pela "c" e digo-vos, após 20km a pernas já não queriam cooperar com a ideia. 100m mais à frente a rede terminava... O que eu ri..."  Só vos digo que foi um fartote de rir!

Passados alguns km chegámos à zona do Guincho e foi o momento para uma sessão fotográfica, já que a paisagem era de cortar a respiração.

De seguida começámos a afastarmo-nos da costa e em direcção ao Santuário da Peninha. Escusado será dizer que foi sempre a subir... Em 2 km subimos do nível do mar até aos 170m.

Quando digo subir digo mesmo subir! Tivemos que subir uma montanha em que a possibilidade de subir era subir em quatro apoios! Foram os 2km mais longos da minha vida! Subimos até aos 485m! Foi uma parede que tivemos de escalar a muito custo porque o piso estava muito escorregadio e era muito íngreme.

Depois de ultrapassada esta parede, chegámos finalmente ao Santuário da Peninha. A vista deve ser espectacular mas com o nevoeiro que estava não se consegui ver nada.

Voltámos a descer pela serra a dentro.

Começámos a encontrar imensos Bttistas que andavam a treinar. mas que por vezes tinham que desmontar das bicicletas para passarem por cima das árvores caídas nos dias anteriores. Quase no final encontrámos outro grupo que tinha iniciado connosco o treino e seguimos até ao final juntos. Chegámos à Sociedade de Instrução e Recreativa de Malveira e Janes passadas quase 5h30. No final tirámos fotos para a posteridade e tivemos ofertas de bebidas de recuperação de um patrocionador que apoiou o evento.

O grupo que fez o percurso dos 28km quase sempre juntos...