quarta-feira, 15 de maio de 2013

24ª Meia Maratona Internacional de Setúbal - 12 Maio de Maio de 2013

Fui para esta prova um pouco apreensivo e preocupado. Dois motivos me preocupavam, tinha estado a semana toda e ainda estava um pouco adoentado, com nariz entupido e com dificuldades respiratórias; o facto de ter feito apenas dois treinos muito leves durante a semana. Esta seria a minha 2ª Meia Maratona de sempre, é importante referir isso. Felizmente tinha companhia para a deslocação a Setúbal, a minha mulher, que participou na corrida mais curta, o meu cunhado e um amigo dele que me iriam acompanhar na Meia Maratona. O amigo do meu cunhado conseguiu inscrever-se mesmo à última hora o que foi bom. O levantamento dos dorsais foi efectuado de forma rápida e simples. Tive apenas que voltar ao carro para ir buscar pregadeiras para o dorsal da minha mulher, visto que a Xistarca não forneceu para esta corrida. Fizemos um pequeno aquecimento antes da prova ter inicio, deixámos a minha mulher na parte de trás da partida na zona da corrida mais curta e fomos para o meio do pelotão. 


Gostei de ter a banda a animar a nossa partida. Desejei boa sorte a eles todos e arrancámos. Os primeiros 5 km foram dentro de Setúbal, onde passámos pelo Estádio do Bonfim. Ao 2km houve um abastecimento para a corrida mais curta, mas devido ao calor que já se fazia sentir houve pessoal da Meia Maratona logo a beber água.





Estes primeiros 5km foram feitos a um ritmo médio de 4:42min/km. 








Pensei que poderia fazer um ritmo médio semelhante ao da Meia Maratona de Lisboa, 4:46min/km. O percurso até é bonito pela estrada da Mitrena, com a vista para a Penísula de Tróia. Fiquei com vontade de lá ir! Os abastecimentos estavam nos sítios correctos, o que ajudou para hidratar o corpo, visto que se fez sentir um grande calor. Não gostei das subidas das pontes e/ou viadutos, ia preparado para ser tudo plano. Até ao 11km o ritmo andou sempre abaixo do 5min/km. Antes do retorno, ao 12km, começei a quebrar, fiz o 12km em 5min. Como reparei que tinha feito um tempo alto, após o retorno apertei um pouco e baixei logo para 4:39min/km. Pensei que poderia manter este ritmo, mas até ao 15km fui perdendo o gás, acabando por baixar o ritmo até 5:10min/km, devido às subidas. Depois da rotunda ganhei um pouco de embalagem e fiz 4:57min/km no 16km. De seguida foi arrastar-me até à chegada com tempos sempre a cima do 5min/km. Os dois último kms foram feitos com alguma dificuldade e sofrimento. O último km foi feito em 5:32min/km, o facto de ter visto a zona na meta e depois ter ainda de fazer a Avenida Luisa Todi praticamente toda foi terrível do ponto de vista psicológico. Aproximei-me da meta e reparei que podia fazer 1h45min certos, fiz um sprint e assim consegui, 1h45min00s. Tendo em conta, o meu estado de saúde, os reduzidos treinos e o calor que se fez sentir considero que até fiz um tempo relativamente bom. Fiquei classificado em 386º em 766 atletas, na classificação geral, que concluiram a prova. No meu escalão M2034, classifiquei-me em 61º em 124 atletas que terminaram a prova.



A prova de 1h45mi certinnhos...

A tirar todo o equipamento...

A minha cara do esforço após a prova...

A voltar a sorrir...

Obrigado  Mafalda Lima e Carla dos Bip-Bip Runners pelas fotos "arranjadas". O meu cunhado fez um excelente tempo de 01:52:51 para a sua primeira Meia Maratona e com pouquíssimos treinos de registo. O amigo dele fez 02:04:04, para quem treina apenas no ginásio está bastante bom para a primeira Meia Maratona. Uma palavra de de apreço para a minha mulher que fez o excelente tempo de 41m, na corrida mais pequena. Vai no bom caminho com maior dedicação e empenho pode vir a fazer coisas bonitas... 

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! E igualmente por ter terminado mais uma Meia Maratona para juntar à sua longa lista delas concluídas!

      Eliminar
  2. Parabéns por mais uma meia. Embora se diga que não se pode bater records em todas as provas há sempre uma esperança que tal aconteça ;) Mas a verdade é que não somos de ferro e nem todas as meias têm o perfil da de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! É verdade o que dizes. Só tenho que estar contente por ter terminado a 2ª Meia Maratona da minha curta carreira.

      Eliminar
  3. Parabéns para ti e para a tua esposa! Não bateste o RP, mas também foi apenas a segunda Meia, e em dia de muito calor... Haverão muitas oportunidades, o que interessa é ter sido uma manhã bem passada.
    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! A manhã foi bem passada, apesar do calor que se fez sentir. Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  4. Parabéns Silvio, foi um bom tempo, olhando às condições da prova (com calor e rectas longas). Não deu para recorde desta vez, paciência - outras virão. Em todo o caso é mais uma Meia Maratona concluída e experiência que se ganha para enfrentar outros desafios.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! É bom ouvir palavras sábias e de incentivo de pessoal com mais experiência do que eu. Um abraço, boa sorte e que tudo corra bem para Ultra Trail Geira Romana.

      Eliminar
  5. Olá Sílvio!
    Parabéns por mais uma Meia!
    Também me custou um bocado no final.
    Apesar de tudo aguentaste-te bem e fizeste um óptimo tempo.
    Obrigada pela força durante a prova :) Eu nem te via.
    Parabéns também à tua mulher. Temos casal e corredores! =)
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Pensei que não me tivesses visto, ias muito concentrada no teu ritmo. Eu bem queria que ela corresse mais, mas tem de ser aos poucos... Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. Excelente prova Sílvio.
    Com aquele calor foi muito bom o teu tempo.
    Qualquer dia, numa meia maratona, tens a companhia da tua cara metade :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade foi um bom tempo. Espero que que sim, que no futuro tenha a companhia da minha cara metade. 1 Abraço e boas corridas!

      Eliminar
  7. Olá Silvio,
    Como já tinha dito (ou escrito) faz algum tempo, com paciência os resultados aparecem, e aqui está a prova disso mesmo.
    Tenho andado um pouco fora dos blogs, esta coisa da maratona ocupa muito do nosso tempo, mas para mim é agora ou nunca, futuramente irei ter mais dificuldade em conseguir tempo para treinar para um evento desta envergadura portanto...
    Bons treinos,

    ResponderEliminar